Goji Berry e a saúde da mulher

Publicado por Cristine Moraes em

A vida das mulheres é marcada por flutuações hormonais essenciais para sua saúde. Entretanto, quando estas flutuações, sejam elas durante fase reprodutiva, a TPM ou ovulação, ou mesmo no climatério, se tornam empecilhos para suas atividades diárias, é importante atentar para a qualidade da alimentação e se essa está fornecendo nutrientes essenciais que participam da produção hormonal adequada, do ajuste da imunidade e da devida excreção das toxinas as quais NÃO podem ficar circulando pelos órgãos.

Uma TPM marcada por sintomas como: letargia, flutuação hormonal, dores, queda no rendimento intelectual e físico, insônia, tristeza, irritabilidade, retenção hídrica é muito COMUM na maioria das mulheres, porém não deve ser encarada como NORMAL, e sim como um sinal do corpo pedindo ajustes. Afinal, menstruação é tão importante quanto a respiração, a alimentação e o movimento corporal. A mulher que percebe seu corpo e suas flutuações hormonais tem mais autonomia sobre sua saúde, e acaba diminuindo os sintomas e o sofrimento causado por eles durante esses períodos.

Da mesma forma acontece no climatério, onde o corpo necessita de ajustes na alimentação e na excreção de toxinas para que os sintomas não sejam fatores que impeçam a mulher de continuar tendo uma vida com um corpo LEVE e SAUDÁVEL.

Começar cedo, observando os ciclos menstruais e aprendendo a contornar os sintomas é a melhor forma de prevenir os desequilíbrios que acontecem devido às quedas hormonais naturais do climatério.

Para contornar os sintomas, a melhor estratégia é a NUTRICIONAL. A maioria das mulheres são educadas a abafar os sintomas com medicamentos alopáticos e pílulas anticoncepcionais e isso não resolve o problema, apenas esconde o desequilíbrio, mas a causa continua lá! E todo o mês ela aparece.

Muitos alimentos participam desta modulação hormonal, porém hoje eu gostaria de dar destaque à Goji Berry. Essa frutinha é rica vitaminas, minerais, proteínas e polissacarídeos que fortificam o sistema imunológico sendo este importantíssimo para a remissão dos sintomas que aparecem na TPM e no climatério.

A Goji Berry apresenta vitaminas B1, B2, B6 e Vitamina E. Minerais como zinco, ferro, cobre, cálcio, selênio e fósforo. Além de 18 aminoácidos diferentes incluindo os 8 essenciais ao corpo humano. Seus fitoquímicos como os flavonoides que exercem função antioxidante e antienvelhecimento, atuam combinados com os nutrientes criando proteção celular e força de excreção das toxinas.

A vitamina C, que é encontrada em grande quantidade no fruto e age combatendo o estresse oxidativo que acontece nas células, durante períodos de dor e insônia persistente.

Outro fitoquímico é o b-sitosterol, anti-inflamatório que diminui os níveis de cortisol, hormônio que não deve permanecer aumentando na corrente sanguínea por longos períodos.

Os aminoácidos essenciais irão atuar estimulando a secreção do hormônio do crescimento (GH), melhorando o humor e a saúde dos músculos e ossos. Atuando também sobre a fadiga crônica, sintoma comum à TPM e ao Climatério.

A Goji Berry pode ser incluída na sua rotina alimentar. Consuma 1 colher de sopa, misturada à outras frutas, ou batida com bebidas vegetais.

Na prática clínica, conforme avaliação do paciente, utilizamos seu extrato seco padronizado em cápsulas. A fitoterapia é uma forma natural de tratamento para estas questões. Seu efeito não abafa o sintoma, e sim corrige a causa.

Sinta seu corpo, perceba seus ciclos, aproxime-se de sua Natureza e busque soluções que atuem sobre a causa do seu desequilíbrio, não apenas sobre o sintoma!

0 comentário